Bailarices
Ballet é para meninos! Ah é? Então vamos lá ver isso...
06:22:00
Acho que pela sua origem nas cortes reais o ballet foi sempre entendido pelas massas da nossa era como uma arte de princesas, exclusiva a poucos e que custa os olhos da cara.
Graças ao desenvolvimento desta arte ao longo dos últimos séculos, ela atinge agora níveis de exigência e perfeição física surreais, e pode ser hoje definida (segundo um certo médico que conheci) como "um desporto de alta competição", e as(os) bailarinas(os) como "doentes de alto risco". O ballet com a sua aura de princesismo atraiu cada vez mais e mais crianças (e mães também), aumentando a competitividade pelos poucos lugares disponíveis nas companhias existentes, e gerando assim um crescimento exponencial de amplitude, força, e originalidade.
Ainda bem!
Mas posso dizer-vos que o ballet é tudo menos mágico e principesco aos olhos de quem executa. E é um terror produzir o que os olhos do espectador vêem. São milhares de horas, sacrifício, lesões, suor, falhanços incríveis consecutivos, trambolhões, dores constantes - se não dói não estás a fazer bem, muita força de vontade, e os neurónios sempre a contrariarem a natureza.
dói imenso - então continua que estás a fazer bem
caíste - então levanta-te e faz outra vez
desequilibraste-te - faz mais força no abdómen/nos glúteos/nas costas
queres levantar mais a perna - faz mais força contra o chão antes de a levantares
Tudo é difícil e tudo é contra-natura. E deve ser por isso que é tão viciante. Porque é preciso lutar como em Aljubarrota para subir cada um dos degraus. E cada evoluçãozinha é uma vitória que dá direito a grandes sorrisos e saltinhos Iupiiiiii!
Querem ver? Há cinco (ou seis) posições básicas no ballet. Só a primeira é o caos para executar. Se estiverem num sítio que permita, e só por brincadeira, experimentem. Senão tentem logo em casa com o Lago dos Cisnes de fundo, ou o Quebra-Nozes =P
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http://aballeteducation.com/2016/03/25/first-position-it-is-so-hard/ |
Pareceu fácil, certo? Nada demais. Tranquilo!
Pois, porque estão a fazer mal. Vejam a imagem e o texto em baixo e experimentem agora assim:
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http://aballeteducation.com/2016/03/25/first-position-it-is-so-hard/ |
1. Inspirar e deixar a barriga dentro com as costelas fechadas (pumba!, já não conseguem o primeiro - força nesses abdominais)
2. Juntar as omoplatas
3. Abrir a bacia e apertar o rabo (permite o ponto seguinte)
4. Rodar as pernas no seu eixo com sentido exterior (rodar desde a cabeça do fémur) ou vão estar a forçar o joelho e xauxau ligamentos
Está? Agora fiquem assim e vamos aos pés. Sim, não acabou!
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http://aballeteducation.com/2016/03/25/first-position-it-is-so-hard/ |
1. Colocar os pés em linha com sentidos opostos (como na imagem) e o vosso centro de massa alinhado com os calcanhares
2. Não arquear o peito do pé para se segurarem ao chão - relaxar o peito do pé
3. O equilíbrio está nos dedos dos pés e não no arco. Abrir os dedos dos pés ao máximo mas relaxando-os. Whaaat? Sim, é isso mesmo.
É agradável não é? ;) Esta é a posição base e mais simples de todas. Imaginem tudo o resto.
Se até foi fácil acho que deviam inscrever-se numas aulinhas de ballet, estão a desperdiçar talento natural. Sei de uma escola porreira para miúdos e graúdos: Escola de ballet do Porto (facebook / página). Vemo-nos por lá então!
We're all mad here!
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